terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Da espera ao desapego


Hoje continuo na série Espera. Para quem não acompanhou leia o primeiro aqui e o segundo aqui.

Não é de hoje que eu vejo na internet esse movimento sobre o desapego. Os adeptos a essa prática sempre me parecem tão certos em se desapegar de tudo, mas na verdade o desapego é extremamente superficial. O principal desapego que eu percebo é o de sentimento e relacionamentos. Essas pessoas movimentam uma rede social inteira para falar de seu desapego, mas acabam sempre não tendo coragem de desapegar. E diante desse circo de “apega-desapega”, Deus me ministrou com o que o Ap. Paulo escreve aos Filipenses no cap. 3 vers. 13: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.” , esse sim é o verdadeiro desapego. Quando nos lançamos nos braços de Jesus e sentimos a doçura da sua liberdade, nós nos desapegamos das coisas que fazíamos, do que sentíamos, é um processo natural da conversão. (ou pelo menos era pra ser )

Mas aonde o desapego se encaixa no processo da espera?
Simples. Precisamos nos desapegar das prisões do passado. dos pecados que já foram jogados na lixeira, dos pensamentos pessimistas que lançaram sobre nós. Você precisa se desapegar de quem você era e se apegar a quem você é hoje com Cristo! O desapego é um processo da espera sim, e como todo processo que vem de Deus, é doloroso. Antes nos apegávamos a tudo o que nos fazia mal e ,hoje, não conseguimos nos apegar a Jesus, que só nos faz bem.

O apego é uma de nossas fraquezas sim, mas precisa ser combatida diariamente por todos aqueles que esperam em Deus. Não se apegue a pensamentos do passado, quando Jesus te convida a se apegar a Ele e aos pensamentos que Ele tem sobre você.

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé." ( Filipenses 3:7-9 )

4 comentários:

  1. Anônimo24/1/12

    Amém, falou grandão ...
    Glória a Deus !

    By Mateus

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ju, quando a gente se joga de verdade nos braços de Jesus esse desapego vem de forma natural. Há um tempo atrás eu estava orando para que o Senhor me tratasse em relação a mentira, pode parecer coisa "boba", alguns até acham nada a ver neh, tipo quando alguém ligava me procurando com aquela voz de atendente de telemarketing eu na maior cara de pau dizia que não estava em casa...rs era mais ou menos assim, mas eu sei muito bem quem é o pai da mentira e que eu não tenho parte com ele, por isso ajoelhei e clamei ao Senhor para ser tratada, pedindo a Deus que tirasse isso de mim, comecei a vigiar e peneirar tudo o que eu pensava em falar, no começo eu ficava me vigiando a toda hora, mas hoje, para honra e glória do Senhor, estou liberta da mentira. Glória a Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Jana! Glórias a Ele mesmo!
      Em Romanos, o Ap. Paulo diz que devemos nos transformar através da renovação da nossa mente, e nisso também entra a história do desapego. Precisamos nos desapegar do famoso "nada haver" para, verdadeiramente, experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade do Deus altíssimo!
      Fica em paz! :)

      Excluir
  3. "Em Romanos, o Ap. Paulo diz que devemos nos transformar através da renovação da nossa mente, e nisso também entra a história do desapego"

    Ju,é claro que romanos, que Paulo fala para o povo largar, esquecer o pecado. Ou seja, TB desapegar do pecado que acabada nos acostumando... E logo depois no versiculo 3, ele fala sobre a GRAÇA...
    "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
    Romanos 12:3"

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco a sua opinião e SALGUE também com seu testemunho e comentário. ;)