sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coça de vara.

"O chicote é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas do tolo!" (Provérbios 26:3)

Há um tempo atrás escrevi um texto que descrevia e orientava a respeito do real significado do cajado no seu real uso e da expressão hoje em dia muito usado em nosso meio para se referir a exortações (leia o texto aqui). No próprio texto, falei sobre a diferença entre cajado e vara. Hoje falaremos da vara!

Como vimos, o cajado jamais é usado para ferir a ovelha. Ele apenas trás com amor e cuidado a ovelha perdida de volta ao seu caminho correto. Já a vara, é usada para as costas dos lobos.

Eu creio em um Deus poderoso que transforma lobo em ovelha, sim. Conheço testemunhos de muitas pessoas que iam a igreja com o intuito de fazer qualquer coisa que não fosse adorar e servir a Deus e foram alcançadas e constrangidas pelo infinito e incondicional amor de Jesus. Casos até de satanistas infiltrados que não resistiram e se renderam aos pés da cruz. Mas, muitas das vezes, os lobos são transformados em ovelha debaixo de coça de vara.

Não se escandalize! Não estou falando no sentido literal da coisa. Você nunca vai ver (espero!) ninguém com uma vara de goiabeira na mão, descendo no lombo de alguém e dizendo que foi direção divina. A coça de vara acontece no âmbito espiritual.

Como diferenciar a ovelha rebelde do lobo? Sinceramente, eu não faço a menor ideia! Quando um lobo quer se disfarçar, ele se empenha e consegue nos enganar durante algum tempo. Mas ao Senhor ninguém engana! E, além do mais, tal diferenciação não nos convém, pois quem usa da vara não somos nós, e sim, o Senhor.

A vara é usada pelo Senhor para trazer disciplina ao tolo, ao insensato, ao lobo e até mesmo a ovelha que tem atitudes de lobo.

"Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças, se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos, com a vara castigarei o seu pecado, e a sua iniquidade com açoites; mas não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade." (Salmos 89:30-33)

"A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento, mas a vara é para as costas daquele que não tem juízo." (Provérbios 10:13)

O nosso Deus é amor (I João 4:8), mas também é fogo consumidor (Hebreus 12:29) e justiça (Salmos 7:11). Não queira sentir a ira do Senhor! 

Pode ser que a sua dor não tenha nada a ver com atuação de Satanás ou a dor de ser amassado como um barro nas mãos do Oleiro (lembra desse post?). Você pode estar levando uma coçinha de vara verde. E, tenha certeza, que mesmo irado, o amor do Senhor por você nunca morre ou acaba. A coça é sempre para o nosso bem.

Ovelha com atitude de lobo leva coça de vara!
Se liga. ;)

10 comentários:

  1. Cajaaaaaaaaaaaaado neles! [2] HAHAHAHAHHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí depende.
      Cajado é tranquilinho. Vara que machuca! kkkkkkkk

      Excluir
  2. É melhor uma coça divina do que uma carícia humana!
    Metanóia e reforma Já!

    ResponderExcluir
  3. "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos." Deuteronômio 11:18-19

    ResponderExcluir
  4. A MELHOR Coça de vara e a palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!
      A Palavra é espada, mas também pode ser vara.
      A correção Dele é a melhor coisa que existe! :)

      Excluir
  5. Adorei esse post!
    Nossa, você escreve MUITO BEM, adoro a forma que o Espírito Santo te inspira :)
    Esse texto tirou algumas dúvidas minhas...
    Desejo que dia após dia você seja usada por Deus!
    Paz
    Pamela.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20/1/12

    Muuuito bom msm! REalmente Deus exorta quem ele ama... uns com vara.. outross não! Deus abençoe muto a sua vda!!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20/1/12

    Otimo texto!!
    Deus continue abençoando
    te mais
    Juliana Viana

    ResponderExcluir
  8. Varetada dói, mais é bom, é muito bom aprender com o Senhor, por isso deve-se lembrar que o segredo de tudo é Obedecer, tomei muitas varetadas de Jesus através da vida dos meus líderes mais to viva, e bem, aprendi com cada uma delas, não adianta bater o pezinho e dizer que o lider é mau, tem que tomar atitude de se corrigir, pq vem do Senhor esse ensinamento.. GLORIA a Deus por esse texto !

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco a sua opinião e SALGUE também com seu testemunho e comentário. ;)