terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Perfeccionismo.

"Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? " Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". (Mateus 19:16-17)

Quando eu não conhecia a Jesus era uma pessoa relaxada, que não fazia muita coisa e, quando fazia, fazia mal feito. Quando entendi que tudo que fizermos, deve ser feito como para o Senhor (Colossenses 3:23), fui de 0 à 1000 e exagerei, tornando-me uma pessoa perfeccionista.

Eu na verdade não conseguia ver isso e achava que as minhas atitudes de zelo extremo pela Obra de Deus eram algo perfeitamente natural. Errado estava quem levava as coisas de qualquer maneira, não se programava e deixava rolar no improviso, abusando da misericórdia e da graça de Deus. Na verdade, ambos estão errados!

Eu só consegui ver isso quando o Senhor, através da minha pastora, jogou um holofote encima do meu erro, trazendo à luz o que precisava de conserto. Para alguém perfeccionista, ouvir que o seu perfeccionismo está errado e precisa ser mudado, é o mesmo que colocar um fio desencapado ligado à eletricidade dentro de uma banheira enquanto você estiver dentro. É um sacode tão sinistro que só pode ser mudado através da sua humildade em reconhecer e querer tratar.

Me recuperei do choque e me coloquei totalmente disponível para que o Senhor me transformasse e me fizesse aquilo que Ele queria que eu fosse, e não o que eu achava melhor ser. Me coloquei sensível a ouvir e entender a forma como Senhor queria que fosse feito, e não o que eu julgava ser perfeito. Voltei-me a posição de serva falha e entendi que é saudável saber errar.

Não estou dizendo, de maneira nenhuma, que você deve ser relaxado (Jeremias 48:10) ou que não deva se programar, fazer planos e dar o seu melhor. Muito pelo contrário! Quero te dizer, por experiência própria, que os extremos matam.

Existe uma diferença enorme entre ser perfeccionista e ser excelente.

O perfeccionista sofre e faz sofrer. Ele sempre entra em um processo de auto depreciação e auto punição quando algo não sai de acordo com os seus planos. Ele não se permite falhar e julga e pune aqueles que falham.

O excelente é aquele que faz da melhor maneira que pode fazer. E quando fracassa, analisa e aprende com os seus fracassos. De todos os erros ele tira boas experiências e se permite ministrar através deles. O excelente faz muito bem feito, mas sabe que é falho e que perfeito só Jesus. E quando alguém falha, ele orienta, aconselha, compreende e oferece ajuda se preciso for.

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força." (Eclesiastes 9:10a)

Não seja perfeccionista! No fundo, no fundo, o perfeccionista é assim porque tem medo de errar. O perfeccionista deixa-se dominar pelo medo das críticas. Quando, na verdade, ele deveria fazer por amor a Obra e a Deus.

"No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." (I João 4:18)

Permita-se falhar! O sangue de Jesus é eficaz para nos restaurar quando falhamos e para aprendermos com as nossas próprias falhas. Ainda somos falhos, mas procuramos ser pessoas melhores, excelentes. Em breve, quando nosso noivo vier nos buscar, nos revestiremos de perfeição com Ele.

"Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá." (I Coríntios 13:9-10)

4 comentários:

  1. Glórias somente a Deus por cada post aqui!
    Fui edificada mais uma vez como sempre sou, através da misericórdia de Deus.
    Nós temos essa péssima mania de ir de um extremo a outro querendo fazer de tudo pra agradar a Deus e (quase) sempre nos colocamos como Marta, querendo fazer milhões de coisas e acabamos querendo fazer o que somente Deus pode fazer.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Os comentários e as postagens, sempre vem recheado de sabedoria.
    Como visto na postagem, compreendemos que o excelente está sujeito a errar, mas em seus erros ele cresce, pois aperfeiçoa suas obras com esses ensinamos. Um adorador excelente trata da mesma forma, sabe que é falho, mas a cada dia louva, para alcançar a santidade, agrando o Senhor. Somos falhos, e quando errarmos devemos aceitar, pois é um ensinamento. Boa mensagem!

    ResponderExcluir
  3. Ameii o post,
    Fiqueii sabendo mais um pouco do que é uma pessoa perfeccionista ;)
    Erramos mais no final acertamos,porque somos corrigido pelo nosso Senhor,que nos da ensinamento a cada dia ...
    "Eu quero ser santo como Ele é !!"

    Kiss floor ♥

    Deus ABENÇOE,lindaa semana!!

    http://fanideisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. - MUITOOOO bom ! O mais importante foi aprender a se colocar rapidamente a disposição para mudar assim que se descobre que está fazendo de maneira errada, e não bater o pezinho como eu tinha citado em outro post rsrsrs.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco a sua opinião e SALGUE também com seu testemunho e comentário. ;)