sábado, 24 de março de 2012

Calma.

Eu sempre me achei uma pessoa calma. Porém, de uns 3 anos para cá tenho me revelado um pouco estressada em alguns momentos e com determinadas pessoas. Ao final do devocional da noite passada, (que sempre faço com o meu marido antes de dormir), eu fui levada a um momento de reflexão a cerca da calma e a falta dela.

Aprendi há pouco tempo que as nossas emoções, desejos, memórias e sentimentos são gerados na nossa alma. Uma vez que todos nós possuímos uma, é certo que todos nós temos emoções, desejos, memórias e sentimentos. Porém, cada um exterioriza cada uma dessas coisas de uma forma bem particular.

Quando não conhecíamos a Jesus e não tínhamos ainda recebido o Seu Espírito Santo, éramos totalmente guiados pela nossa alma. Porém, quando o Espírito Santo de Deus chega, Ele alinha o Espírito dEle ao nosso e passamos a ser guiados por Ele. Na teoria é assim... Na prática também deveria ser!

Durante o dia-a-dia passamos por diversas situações. Situações que nos trazem alegrias e tristezas; surpresas e decepções; angústias e paz. A forma como nos deixamos ser guiados é que vai determinar a nossa reação diante de cada uma dessas situações. Se disciplinarmos nossos corpos a serem guiados pela alma, seremos exagerados e inconvenientes ao exteriorizar as nossas emoções. Agora, se formos guiados pelo nosso espírito (uma vez alinhado com o Espírito Santo), seremos centrados e sempre manteremos a calma.

Foi aí que eu descobri que eu nunca fui uma pessoa calma. Eu apenas não exteriorizava as minha inquietações em forma de ira. E, em nenhum momento, isso diz se você é uma pessoa calma ou não.

Muitas das vezes nós deturpamos os significados de muitas palavras. A calma é uma delas! Achamos que uma pessoa calma é uma pessoa que fala baixo e que não dá 'fora' em ninguém. Quando, na verdade, uma pessoa calma é aquela que tem a sua confiança totalmente direcionada para o Senhor, sabe que sua aflição não vai fazer com que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente e não é guiada pelas suas emoções (alma), e sim, pelo Espírito Santo de Deus.

‎"Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair." (Sl 55:22)

"De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre. (Salmos 131:2-3)

Quando perdemos a calma, mostramos ansiedade, falta de confiança no Senhor e fazemos/falamos grandes besteiras dignas de arrependimento.

"A tranqüilidade evita grandes erros." (Eclesiastes 10:4b)


Fique calmo(a)! O Senhor é com você! Confie! Creia! Relaxe...
"AQUIETAI-VOS, e sabei que eu sou Deus." (Salmos 46:10a)

8 comentários:

  1. Muito bom o post, Camilla! Que Deus abençoe!

    Tem post novo no meu blog, passa?

    www.princesacrista.blogspot.com

    PAZ *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natalí!
      Já estou indo lá ver. *-*
      Deus abençoe.

      Excluir
  2. Meus parabéns linguagem simples e eficaz pra facilitar o entendimento dos servos que estão aprendendo a palavra de DEUS.

    Que o SENHOR te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24/3/12

    TEM ALGUMAS SITUAÇÕES QUE É MUITO DIFICIL MANTER A CALMA, MAIS MANTER A MANSIDÃO É ESSENCIAL!

    POIS ESSE É UM DOS FRUTOS DO ESPIRITO E ESSE ELE HABITA EM NÓS, DEVEMOS DEIXAR A IRA DE LADO!

    OTIMO POST, DEUS ABENÇOE!
    BEIJOS
    MARCELE SOUZA

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso post amada!!! Temos que buscar isso a cada dia em Deus, para assim conseguirmos vencer todas as nossas adversidades fazendo a diferença. Deus abençoe sua vida, a paz!

    ResponderExcluir
  5. Salmila esse versículo é pra você meditar ok!

    Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

    a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.


    Gálatas 5:22-24

    ResponderExcluir
  6. muito bom eu precisava ler algo assim, pois eu de calma não tenho nada pesso a DEus tds os dias para me transformar pois preciso obgada por essas palavras .

    ResponderExcluir
  7. Brenda Ribeiro26/3/12

    Me identifiquei muito com esse post, estava mesmo precisando. Gloria a Deus pela sua vida Camila!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco a sua opinião e SALGUE também com seu testemunho e comentário. ;)