terça-feira, 10 de julho de 2012

Você pode TUDO.

Em um momento em que a igreja de Jesus anda bastante preocupada com a abundância material, milagres para o seu bel prazer e tudo que condiz com a autossatisfação (nova ortografia), nos deparamos com muita gente usando o versículo 13 de Filipenses 4 para fundamentar suas próprias vontades, mesmo que elas sejam completamente fora do que o Senhor quer para suas vidas. Eu mesma já cansei de usá-lo fora de contexto por falta de conhecimento e entendimento.

Porém, em uma conversa com verdadeiros homens de Deus, o Espírito Santo nos ministrou a cerca do real sentido que tal versículo foi escrito.

"Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Analisando todo o capítulo 4 do livro de Filipenses, vemos que o Apóstolo Paulo, em todo o tempo, trata de situações adversas da vida em seu texto. E, com isso, vemos que o 'poder todas as coisas' está ligado a condição de realmente ser possível passar por toda e qualquer situação quando se está na caminhada com Jesus.

Com Jesus você pode sim ter muitas vitórias, como também pode experimentar o gosto amargo da derrota quando essa é dada pelo próprio Deus para que você cresça, amadureça, seja tratado em determinada área e glorifique à Ele

Com Jesus você pode sim ter uma vida de fartura material, como também pode viver em escassez. Com Jesus você pode desfrutar de momentos de muita aceitação, como também de pura rejeição.

"Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Quando Paulo diz que ele pode tudo, ele sabe o que está dizendo. Afinal, ele, como poucos, experimentou todo o tipo de situação e, como um verdadeiro homem de Deus, soube passar por cada uma delas afim de que fosse provado, aprovado e tivesse propriedade para pregar onde ele mesmo já havia sido 'pregado'.


O versículo anterior ao famoso "tudo posso naquele que me fortalece" não nos deixa dúvidas sobre o assunto que Paulo estava abordando e sobre o contexto e a intenção de tal frase.

Com Filipenses 4:12 e 13 aprendemos com Paulo que o cristão é o ser mais preparado para passar por situações adversas que existe na face da terra e que, apesar dos problemas, provações e vitórias, o importante mesmo é crer, confiar, aprender com as circunstâncias que lhe são colocadas e se fortalecer Naquele que está sempre no controle de toda e qualquer situação.

Com Jesus você pode tudo mesmo! ...desde que isso glorifique o nome do Senhor.

É possível um cristão orar e mesmo assim não ser curado e acabar morrendo de uma doença grave e isso glorificar o nome do Senhor? Claro que sim! O "evangelho do eu", a "teoria da prosperidade" e o humanismo do nosso tempo tem nos impedido de enxergar e viver a verdade e a essência do evangelho de cruz. Somos programados e manipulados a achar que só há glória e vitória quando há cura, quando há fartura de riquezas materiais e toda sorte de coisas agradáveis à nossa carne perecível.

Com Jesus você pode! Pode ter fartura, pode passar fome; pode ser mundialmente famoso, como também pode não ser conhecido nem pelos seus vizinhos; pode ser bem ou mal falado; pode ser extremamente saudável ou ter alguma doença. Contudo, não valorize mais as circunstâncias do que Aquele que te fortalece para ser capaz de passar por elas.

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:12-13)

4 comentários:

  1. Que coisa linda de Jesus!!!
    Aleluiaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir, se encontrar seu blog.

    ResponderExcluir
  3. A Paz de Cristo Jesus,

    Parabéns pelo seu post!!!

    Fico feliz em poder participar do seu espaço expressando o meu pensamento a respeito do tema em questão:
    Ser alimentados pela Palavra, na unção do Espírito Santo, nos faz crentes robustos na fé, que destemidamente fala a Verdade, pregando a tempo e fora de tempo.

    Que a Paz que excede todo entendimento, guarde o seu coração.

    A propósito, se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila

    Você foi indicada para receber o "Prêmio Dardos", mas tem o direito de não querer também. Acesse essa página e fique sabendo mais!
    http://www.jovenscompropositos.com/2012/10/premio-dardos.html

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco a sua opinião e SALGUE também com seu testemunho e comentário. ;)